Páginas

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Marilu Guerreiro: “A voz que vem cantar e encantar Mocambique”

Natural da província de Cabo Delgado e residente em Nampula desde a tenra idade, Marilu Guerreiro e’ uma jovem que esta a entrar no mundo musical e que pretende ser uma referência nacional e internacional.
Ao jornal, Marilu Guerreiro concedeu uma entrevista onde da enfoque os seus projectos no mundo da musica, com enfoque para o seu primeiro trabalhpo discográfico já em estúdio que sera servido ao publico em breve.
Siga a entrevista:
JP: Quem e’ Marilu Guerreiro?
MG: Sou Marilu Guerreiro, natural da provincia de Cabo Delgado, cresci na provincia de Nampula, tenho 19 anos de idade.
JP: Como começas a entrar no mundo da musica?
Para entrar no mundo da musica e’ um dom que a família traz, partindo da minha mae e minhas tias que iam cantando na igreja. Aos 11 anos conheci a banda Watana e me acolheu. Foi num certo dia que um guitarrista que responde pelo nome de Eouro chamou-me e pediu que eu cantasse. Cantei e ele gostou muito. Ele achou que eu tinha uma voz que tinha de saber explorar e foi dai que ele me convidou a fazer parte da banda Watana. Ganhei um carro nesta banda como vocalista principal.
JP: Continua ligada a Banda Watana?
Continuo sim e estamos sempre juntos cantando em vários eventos da cidade de Nampula e não so, a banda e’ reconhecida e temos estado a ensaiar na Casa provincial de cultura.
JP: Para alem de estar na Banda Watana, tem estado a fazer alguns trabalhos a solo?
MG: Tenho sim, pois meu sonho e’ seguir carreira a solo. Tenho minhas próprias musicas e do principio sou uma das artistas muito solicitada em locais de eventos. Estou tendo boas oportunidades, gravando as minhas cancoes, gracas a Deus, encarando algumas dificuldades, que acredito que vou poder superar e avançar.
JP: Nesta sua carreira musical, qual e’ o ritmo musical que canta e quantas musicas gravou ou perspectiva gravar?
MG: O ritmo musical e’ Afro-Jazz e Kizomba. Do principio as musicas serão do estilo Afro-Classico. A minha perspectiva e’ mais marcar diferença. Ate agora tenho seis musicas no projecto. A primeira cancao e’ intitulada “Juventude Perdida” e um dos sucessos sera a musica “Macua de Raça”.
JP: Em que língua canta as suas musicas e quais são as linhas de abordagem?
MG: Ate agora canto em Portugues e macua. Em termos de conteúdo, por exemplo no tema ‘juventude perdida” falo dos jovens. Todos temos sonhos desde pequenos. No mundo em que nos encontramos vivemos influencias, umas boas e outras mas. Jovens se deixam levar por álcool, drogas e esquecem que tem sonho por realizar. A ideia e’ sensibilizar os jovens a abandonar estas mas influencias que os leva a perdicao.
Na “macua de raça” falo do orgulho de ser macua, foco em termos da cultura macua; a capulana, o muciro, a missanga, os ritos de iniciação.
JP: São musicas com títulos muito sugestivos. Para quando teremos o disco no mercado?
MG: Do princípio ate Junho próximo as musicas já estarão disponíveis. Agradeço desde já aos amigos que tem me dado forças. A minha família também. De salientar que tenho dificuldades, estou precisando de patrocínio. Já bati varias portas e estou a espera de resultados.
JP: Disse aqui no inicio da entreviusta que vem de uma família que gosta de musica. Alguem canta na sua família?
MG: Sim, a pessoa que canta na minha família e’ meu irmão Deltino Guerreiro, o vencedor do concurso Super Tardes da Vodacom na rubrica “Quero ser uma Estrela”, em 2011. Ele vai lançar seus CD’s nas bancas em Julho.
JP: Que tal pensarem em um dueto?
MG: Em princípio cada um vai lançar a solo, depois faremos um dueto. O nosso relacionamento e’ muito bom. Só que a dificuldade e’ que ele esta em Maputo a estudar e me parece que quer ficar la e eu estou ca em Nampula.
JP: Estamos no fim desta entrevista, ultimas considerações…?
MG: Dizer que tenho estado a ser solicitada para animar as noites nas casas de pasto, mas procuro apoio por parte de pessoas que podem estender a sua mão para me ajudar. Acredito que coisas boas vão acontecer.

0 comentários:

Postar um comentário

comente aqui